CAFEÍNA PARA QUE SERVE, COMO TOMAR

CAFEÍNA PARA QUE SERVE, essa substância que se tornou um dos compostos mais utilizados em suplementos pré treinos e também em termogênicos. Conheça a cafeína de forma mais detalhada, como tomar, seus benefícios ou seja tudo sobre essa substância.

CAFEÍNA PARA QUE SERVE, COMO TOMAR

CAFEÍNA PARA QUE SERVE , COMO TOMAR, nesse post vamos conhecer um pouco mais dessa substância.
Trata-se de um composto muito utilizado na suplementação e os estudos mostraram grande eficiência da cafeína. Tanto para quem visa ganhos de massa muscular, bem como quem almeja a perda de peso.

O QUE É CAFEÍNA

A cafeína é classificada como sendo um alcalóide ou seja é um componente de um grupo de compostos nitrogenados orgânicos, que são derivados das plantas.cafeina para que serve
Esses compostos podem serem utilizados na fabricação de remédios, na sua grande parte são utilizados na medicina, como analgésicos e anestésicos.
Os alcalóides mais conhecidos são: morfina, atropina, cafeína e quinina.

Existe uma variedade de plantas que tem em sua composição a cafeína.
Algumas delas são:
ERVA MATE
GUARANÁ
CACAU
CHÁ ( CAMELLIA SINENSES) E COLA
ALÉM OBVIAMENTE DO CAFÉ.
Portanto essas são algumas  plantas  que são ricas em cafeína.
 
A cafeína age no nosso organismo da seguinte forma:
Após ser absorvida e  metabolizada no fígado ela percorre todo o sistema do organismo.
E esse  período varia de 4 a 5 horas e acaba se ligando as células nervosas.
Atuando diretamente no sistema nervoso, acarretando vários benefícios.

CAFEÍNA PARA QUE SERVE, BENEFÍCIOS

Portanto como viram a cafeína faz parte de um grupo de alcalóides extremamentes eficazes.
Mas afinal CAFEÍNA PARA QUE SERVE quando se diz respeito a praticantes de musculação.

Bem, como frisei no ínicio desse artigo a substância cafeína, hoje é encontrada em vários tipos de suplementos.
Muitos estudos foram feitos a respeito desse alcalóide.

Esses estudos comprovaram vários benefícios promovidos pela cafeína, também na forma de suplementos.
Para praticantes de musculação, tanto  para quem visa ganhos de massa muscular, bem como quem quer perder gordura a cafeína pode ser grande aliada.

Essa substância age basicamente em duas frentes.
Pode ser utilizada por atletas profissionais ou amadores como um suplemento pré treino.
E também é muito eficiente quando utilizada como termogênico.
Portanto a cafeína promove:

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AUMENTO DE FORÇA E ENERGIA.
MELHORA DA PERFORMANCE.
PROMOVE UMA MELHOR CONCENTRAÇÃO E FOCO.
MELHORA O HUMOR E A FADIGA APÓS ATIVIDADES FÍSICAS E MENTAIS.
ELEVA OS NÍVEIS DE ADRENALINA, DEIXANDO O CORPO EM ESTADO DE ALERTA.
AJUDA A ACELERAR O METABOLISMO, FAZENDO COM QUE O CORPO QUEIME MAIS GORDURAS.
INIBE O APETITE.

Como viram a cafeína promove vários benefícios, sendo um excelente pré treino, promovendo aumento de energia e foco.
Portanto é uma grande  aliada pois proporciona que os treinos sejam de maior intensidade.O que reflete diretamente em maiores ganhos de massa muscular.

E um outro benefício que a cafeína promove é a aceleração  do metabolismo basal.
Devido essa substância estimular o sistema nervoso central, trás esse benefício.
Isso faz com que o corpo queime mais calorias agilizando a perda de peso.

Portanto a cafeína é um excelente termogênico e pode trazer bons resultados mediante treinos e dieta balanceada. 
Como viram pode se extrair muitos benefícios da cafeína, mas não param por aí, promove outros benefícios como:

PROTEGE CONTRA DIABETES.
DIMINUI O RISCO DE CÂNCER.
AJUDA NO TRATAMENTO DE GOTA.
MELHORA A SAÚDE DO INTESTINO.
PROTEGE O FÍGADO ENTRE OUTROS.
Como viram, são várias respostas que se tem, quando a pergunta é CAFEÍNA PARA QUE SERVE?

COMO TOMAR CAFEÍNA

Porém antes das recomendações, de como tomar a suplementação de cafeína da forma correta é importante fazer algumas ressalvas.
A primeira delas, trata-se de que a suplementação de cafeína é recomendada para atletas ou pessoas que praticam exercícios físicos de alta intensidade e longa duração.

Portanto pessoas que não se enquadram nesse contexto ou seja que praticam atividades de intensidade baixa ou moderada, não necessitam do consumo desse suplemento.
É possível extrair as quantidades benéficas através de meios naturais, para quem não tem atividades intensas.

Já para quem vai fazer uso da cafeína na forma de suplemento, as dosagens recomendadas variam de 100 a 400 mg ao dia.
Também deve se iniciar com dosagem mínima,que no caso é de 100 mg e vai subindo as dosagens devagar.

Agindo dessa forma, consegue se estender por um período maior os benefícios promovidos pela cafeína. Pois essa substância com o passar dos dias, tende o organismo se adaptar com a cafeína o que acaba não proporcionando mais efeito.
Então subindo as dosagens aos poucos, consegue se retardar essa chamada ¨adaptação¨ do organismo a cafeína, pois estará sempre alterando as dosagens.cafeina para que serve

Em contrapartida, se iniciar pela dosagem mais alta,que no caso a recomendada é 400 mg, organismo tende se a adaptar em um período mais curto e o que tem de deixar claro, para que não exceda essa dosagem de 400 mg que pode lhe trazer colaterais.

Se for utilizar a cafeína como um suplemento pré treino, deve se consumir de 30 a 60 minutos ante de iniciar as atividades físicas.
Também é necessário ressaltar, que só deve consumir esse suplemento nos dias de treinos, deve evitar o seu consumo, próximo ao horário de dormir pois pode interferir na qualidade do sono.

Já se for fazer uso da cafeína como termogênico, deve se consumir de 30 a 60 minutos antes das atividades físicas. Porém é recomendado consumir todos os dias, mesmo nos dias de descanso.
Então de uma forma bem resumida, CAFEÍNA PARA QUE SERVE ?
Auxilia nos ganhos de massa muscular e também na perda de peso.

CONTRA INDICAÇÕES E CUIDADOS COM A CAFEÍNA

Apesar da eficácia da cafeína, alguns cuidados devem serem tomados quanto ao seu consumo.
E o primeiro alerta se diz respeito ao uso dessa substância em doses elevadas. Portanto volto a frisar, use no máximo dose de 400 mg, não ultrapasse esses valores.
O uso em excesso da cafeína pode trazer colaterais e colocar em risco sua saúde, alguns colaterais são:

DORES DE CABEÇA.
INSÔNIA.
PALPITAÇÃO.cafeina para que serve
NÁUSEA.
AUMENTO DA PRESSÃO SANGUÍNEA.
IRRITABILIDADE ENTRE OUTROS, QUE PODEM VARIAR DE PESSOA A PESSOA.

O que também é recomendado é que seja feito um ciclo com a cafeína.
E isso significa que você deve usar essa substância por um período de 1 a 2 meses e parar por 1 mês.
Agindo dessa forma, fará com que o corpo responda de forma positiva, quando voltar a fazer o uso da cafeína novamente.

Os efeitos promovidos pela cafeína,varia para cada  tipo de pessoa,uns conseguem obterem efeitos mais prolongados,outros os efeitos tem períodos mais curtos.

Quando se diz respeito as contra indicações; hipertensos, quem tem úlcera, gastrite, gestantes, lactantes, cardíacos, alérgicos a cafeína.Pessoas que tem distúrbios psicológicos, de ansiedade, insônia e também quem tem problema de hipertireoidismo, não devem fazer uso dessa substância.
Portanto espero ter deixado claro sobre a  CAFEÍNA PARA QUE SERVE.

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Sobre o autor | Website

Praticante assíduo de Musculação, exímio especialista de técnicas de treinos, nutrição e emagrecimento.

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