Nutrição Marcos Silva

Diferença entre Carboidratos Simples e Complexos

Os carboidratos tem funções importantíssimas para nosso organismo, conheça as diferenças existentes entre os carboidratos simples e complexo e fique sabendo qual é o mais saudável para se utilizar.

Diferença entre Carboidratos Simples e Complexos

Os hidratos de Carbono ou carboidratos, são macronutrientes importantes  para manter as funções de nosso organismo.
Existem 2 tipos de carboidratos, o Simples e o Complexo, sendo que ambos tem em sí as mesmas funções que é gerar energia para o corpo humano, eles também regulam o metabolismo das proteínas, evitando que elas sejam usadas como fonte de energia.

Mas apesar de funções idênticas a qualidade de nutrientes que cada um fornece são diferentes.

Como os Carboidratos Agem em Nosso Corpo

Ao ingerirmos os carboidratos, o corpo quebra em glicose, do qual é um tipo de açúcar que fornece energia para o corpo humano.
Dependendo do tipo de carboidratos que foram consumidos, os níveis de insulina irão aumentar ou manter se nos parâmetros ideais, lembrando que quando há  uma elevação nos picos de insulina, as taxas de leptina caem drasticamente, esse hormônio é que envia mensagens de saciedade ao cérebro, quando há sua  redução há um bloqueio de leptina, como consequência aumenta-se o apetite.2000px-Glicemia.svg

Por outro lado evitando esses picos de insulina e mantendo os em sua normalidade, aumenta a saciedade.
E o que determina essas 2 situações é o tipo de carboidrato consumido.

Distinção  dos Carboidratos

O que faz a distinção se um carboidrato é simples ou complexo são a quantidade de açúcares, existentes na sua composição.
Os carboidratos simples contém 2 tipos de açúcares, já os carboidratos complexos contém em suas estruturas uma quantidade acima de 2 tipos de açúcares.

Carboidratos Simples

Os carboidratos simples são absorvidos de forma rápida pelo nosso organismo,isso faz com que aconteça  altos picos de insulina se consumidos em excesso, como detalhei acima, acarreta no aumento de apetite, que se torna inviável principalmente para quem está em uma dieta.Fruits

Muitos dos carboidratos simples não possuem nutrientes em quantidade significativa o que são prejudiciais para nossa saúde.
Dentre esses alimentos se encontram os refrigerantes,doces,bolos entre outros alimentos processados que contém sacarose( açúcar de mesa) e xarope de milho.

Porém existem carboidratos simples que contribuem com nutrientes de alta qualidade, dos quais são importantíssimos para nosso organismo, as frutas são um dos exemplos, também são ricas em fibras, fundamentais para o bom funcionamento intestinal, mas um alerta o consumo tem de ser de forma moderada.

Carboidratos Complexo

Os Carboidratos complexos são absorvidos de forma lenta pelo nosso organismo, isso faz com os picos de insulina permaneçam em níveis normais,consequentemente ajuda na saciedade.
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Esse tipo de carboidrato são ricos em fibras e nutrientes, alguns alimentos como, vegetais, grãos e alimentos com baixo índice glicêmico são algumas boas fontes de carboidratos complexos.

Ressaltando que índice glicêmico é o valor que mede a velocidade do aumento de glicose no sangue, que ocasiona a elevação de insulina, quanto maior o o número, mais rápido ocorre esse aumento, o índice baixo vai de zero a 55, o médio de 56 a 59 e o alto de 70 acima.

Qual a Quantidade De Carboidratos Deve Se Consumir ao Dia?

Estudos aconselham o uso de 6 a 10g de carboidratos por peso corporal por dia para atletas ou seja ficando entre 60 a 70% do valor calórico de uma dieta para ganho de peso, recomenda-se uma consulta com nutricionista para chegar na quantidade ideal.0024e67d41946a939a6b8d52c2262e93

Para quem pretende perder peso, deve-se passar por  uma avaliação nutricional individual, mas a grosso modo, somente para ter numa noção, a faixa de 50  a 150 gramas ao dia é o suficiente para perda de  peso.

Lembrando que esses números para que sejam eficientes e absolutos é aconselhável a consulta com um nutricionista, onde irá avaliar de forma detalhada, quais suas necessidades diárias para alcançar seus objetivos.

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Sobre o autor | Website

Praticante assíduo de Musculação, exímio especialista de técnicas de treinos, nutrição e emagrecimento.

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