Cortisol Elevado, o Vilão Da Musculação

Saiba os benefícios e malefícios que esse hormônio proporciona para nosso bem estar, tanto no dia a dia como na área de musculação.

Cortisol Elevado, o Vilão Da Musculação

Assim como existem hormônios que quando estão em níveis altos propiciam ajuda nos ganhos de massa muscular, existem também outros, que quando alterados para proporções elevadas faz com que os nossos ganhos fiquem comprometidos.cortisol-and-working-out

E dentre esses hormônios improdutivos quando se encontram alterados, se enquadra um de maior destaque, o cortisol, vamos conhecê-lo.

O Que é Cortisol

Cortisol é um hormônio produzido na glândulas supra renais, que ficam localizadas acima dos rins.cortisol-hormone-molecule-dr-mark-j-winter
Um grande percentual das células corporais, possuem receptores de cortisol.
Sua secreção é controlada pelo hipotálamo, glândula pituitária e glândula supra renal.

Quais as funções do cortisol

Devido uma grande quantidade de células do nosso corpo possuirem receptores de cortisol, ele age de forma ativa, em várias funções básicas em nosso organismo, estando em níveis adequados.

Ajuda no controle de níveis de açúcar no sangue.
Regula o metabolismo.
Ajuda em processos inflamatórios.
Tem papel fundamental na formulação da memória.download-1
Ajuda a controlar a pressão arterial.
Na gestação, suporta o desenvolvimento do feto durante a gravidez.

Essas são algumas funções propiciadas pelo cortisol, o que o torna essencial para a saúde e bem estar.

O Que Faz Aumentar Os Níveis De Cortisol

Como vocês viram acima, o cortisol a taxas adequadas é extremamente importante para nosso organismo.
Porém a níveis elevados ele se torna um grande vilão.

O cortisol é conhecido como o hormônio do estresse, simplesmente porque quando somos submetidos a situações estressantes, tanto mentalmente ou fisicamente, são fatores determinantes para a elevação de níveis dessa hormona.
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Porém existem outros fatores que também favorecem no seu aumento, um exemplo disso é a perda de sono e a ingestão excessiva de alimentos de alto índice glicêmico ou seja ricos em açúcares e amídos refinados.

Males que causa o cortisol elevado.

Quando sobem as suas taxas, se torna totalmente prejudicial a nossa saúde, veja os males:

Reduz os índices de testosterona1
Aumenta a gordura corporal
Ocasiona falhas na memória
Diminui a libido
Acarreta irregularidades no fluxo menstrual
Aumento da sede e da frequência em urinar
Eleva as chances de osteoporose
Perda de massa muscular
Esses são alguns dos malefícios ocasionados pelos desníveis do cortisol

Males que causa o cortisol baixo

Assim como existem os males quando esse hormônio se eleva, também ocasiona vários sintomas prejudiciais quando se encontra em níveis abaixo do seu normal.
Conheça alguns:

mitos-verdades-chocolate-1Vontade repentina de consumir doces
Quadros depressivos
Sensação de enfraquecimento
Também pode desencadear uma doença chamada“Doença de Adisson“do qual ocasiona emagrecimento, dores na região abdominal e manchas espalhadas pelo corpo.

Para se chegar num diagnóstico da carência desse hormônio e feito um mapeamento do fluxo de cortisol na corrente sanguinea, o tratamento para retomar os níveis satisfatórios é através de medicamentos específicos.

 

Que fazer para manter o cortisol a níveis convenientes

Para ter o controle desse hormônio a níveis benéficos deve se rever a qualidade de vida se tornando menos estressante.

É óbvio que é praticamente ímpossível viver uma vida sem estresse, mas reduzir o máxímo que puder a ser submetido a estresse extremo será benéfico para sua saúde.

Dormir ao menos 8 horas diárias se torna fundamental nesse contexto.
Melhorar nas escolhas dos alimentos ingeridos, evitando açúcares e amidos refinados e consumindo ovos, peixes,aves e vegetais lhe trarão ótimos resultados.

Essas mudanças de hábitos, farão com toda certeza que aja uma melhora na sua qualidade de vida.

Cuidados que praticantes de musculação precisam ter

Como se sabe que não pode se submeter a um  um forte estresse físico e mental, tem que haver cautela e consciência para não perder a massa magra conquistada pois  se elevar o cortisol ele consome a estrutura muscular.
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Então fica uma dica, realize seus treinos de forma intensa, mas não treine desnecessariamente ou seja quando atingir a fadiga e ver que seus treinos foram produtivos, não fique alongando esse treino pois você pode estar excitando o aumento de cortisol.

Agindo dessa forma você estará extraindo o melhor dos seus treinos e precavendo contra esse hormônio catabólico.
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Sobre o autor | Website

Praticante assíduo de Musculação, exímio especialista de técnicas de treinos, nutrição e emagrecimento.

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