Musculação Feminina, Aliada Na Perda De Peso.

A Musculação Feminina proporciona vários benefícios, tanto no emagrecimento como numa melhor qualidade de vida, conheça os mitos e verdades que existem sobre esse esporte, que cresce a cada dia.

Musculação Feminina, Aliada Na Perda De Peso.

Há vários anos sempre se empregou que a  tendência para uma perda de peso de forma saudável resumia em alimentação balanceada e prática de cardio como correr, aulas de step entre outros.
A prática da musculação e os exercícios de força que é proporcionado, sempre ficaram em segundo plano, passados os anos estudos mostram de forma explícita que a musculação se tornou um grande aliado no emagrecimento.

Hoje em dia cresce o número de adeptas nesse esporte, apesar de haver um certo receio devido a mentalidade de ficarem masculinizadas, o que já se comprovou ser apenas um mito, devido a quantidade de testosterona produzida pela mulher ser muito baixa, se você quer se aprofundar nesse assunto, leia o artigo dicas de  musculação feminina, onde aborda de forma mais objetiva sobre esse tópico.weights-652488_1280

Voltando ao tema, é óbvio que a alimentação sempre será aliada nesse contexto pois para obter êxito na perda de peso, necessita-se de um conjunto ou seja a alimentação e a prática de exercícios tem que estarem unidos.
É evidente também que os exercícios cardios não podem serem descartados e sim devem fazer parte junto com a prática da musculação.

Conheça como a musculação feminina age no plano de emagrecimento.

Queima de gorduras

O aumento de massa muscular magra, proporciona uma aceleração no metabolismo, consequentemente faz com que aja gastos calóricos  que resulta na queima de gorduras.
Resumindo,quanto mais massa magra, significa uma maior quantidade de tecidos adiposos serão queimados pois os músculos retiram energia justamente desse acúmulo de gorduras.
E para você que pretende iniciar um treino de força, vou dar umas dicas básicas de como executa-lo.

Dicas Básicas Para Treinos De Força.

Não tema em  colocar uma carga maior para executar os exercícios, entenda bem o que eu quero dizer, não é para colocar uma carga que você execute os exercícios de forma descoordenada, torto não é isso.

Para ganhar massa muscular, você terá que dar estímulos aos músculos foco do qual terão que ser de alta intensidade, não adianta nada você executar seu treino com uma carga muito baixa que não conseguirà a hipertrofia( ganho de massa muscular).

Portanto treine com uma carga que você consiga executar os exercícios de forma correta, para tirar proveito do seu treino e previnir contra lesões, só que essa carga tem que impôr uma resistência,um grau de dificuldade,para que aja rompimentos maiores de fibras musculares que consequentemente irão reverterem nos ganhos de massa muscular.

Execute os exercícios de forma correta, como relatei acima no momento de efetuar os exercícios faça de forma lenta, coordenada, aproveite a fase excêntrica ou negativa de cada execução, esta fase é o momento que você desce o peso, quando se levanta é chamado fase concêntrica.

weights-652484_1280Aproveite essa fase pois fazendo corretamente,você consegue recrutar um número maior de fibras musculares.
Treine 2 grupos musculares por dia, exemplo bíceps e tríceps,realize 3 séries de cada exercício, sendo de 6 a 8 repetições, ressaltando para que sempre atinja á falha ou seja até o momento que não consiga mais executar o exercício.
Descanse de 1a 2 minutos no máxímo no intervalo de cada série.

Dê descanso para seus músculos, o intervalo de 48 horas de descanso para cada grupo muscular é essêncial para o processo de hipertrofia.
Hipótese, se treinar pernas hoje, só repita esse treino novamente daqui a 48 horas pois as fibras musculares necessitam de descanso para se regenerarem, se não houver esse descanso, tenha certeza que seus ganhos dificilmente virão.

Treine de 45 minutos a 1 hora no máxímo, veja bem, os seus treinos tem que serem intensos ou seja, eficazes, você tem que se doar o máxímo sair exausta dessas sessões, mas não confunda com extensos ou seja longos.

Esses treinos longos são prejudiciais para o ganho de massa muscular pois após 1 hora que nosso corpo é submetido a estímulos intensos, há uma probabilidade enorme de nosso organismo liberar o cortisol que é um hormônio catabólico ou seja que impede nosso ganho de massa muscular.
Então essa cautela de treinos mais curtos previne dessa situação.

Dê preferência a exercícios compostos, esse tipo de exercício faz com que você treine uma variedade de músculos ao mesmo tempo, o agachamento e o terra são eficientes nesse processo de ganho de massa muscular.nathalia-thomazetti---garota-fitness-sao-paulo-2013---agachamento-no-hack-1364400165713_956x500

Durma no mínimo 8 horas por noite, é justamente na hora do descanso que os músculos crescem.
Durante os treinos apenas damos estímulos para que ajam rompimentos de fibras musculares, porém durante a noite é o momento que essas fibras se regeneram maiores e mais fortes, causando o ganho de massa muscular.

Observações Finais

Lembrando que as técnicas acima, apesar de serem eficientes, de nada adiantará se não estiver em conjunto com uma dieta adequada para ganho de massa muscular.
A alimentação, significa 70% dentro do contexto de ganho de massa muscular, o acompanhamento de um profissional da área de nutrição e educação física se tornam fundamentais para que consiga êxito.

Os exercícios cardios são importantes no processo de ganho de massa muscular pois eles ajudam para que acumule um percentual menor de gorduras, mas não exagerem,  faça de preferência em dias que você não treine, o ideal seria 2 vezes na semana.jogging-1509003_1920

Tenha em mente que num processo de ganho de massa muscular você irá acumular um pouco de gordura, então tome cuidado ao que você ingeri e pratique o cardio mas como disse moderadamente pois se você exagerar corre o risco de perder toda massa magra que conquistou.

Depois sim, você irá entrar em outro processo que é o de perda de peso, nesse caso os exercícios cardios serão feitos com maior frequência mas este é um assunto para outro artigo.

Bom pessoal já me alonguei demais, o tema é amplo, só digo que para você mulher conquistar massa muscular terá que ter foco, determinação e paciência pois para haver ganhos é um pouco mais difícil que os homens, devido o baixo nível de testosterona, mas se tiver vontade, com certeza conseguirá e irá usufruir de um shape enxuto e definido.

Nos próxímos posts iremos montar uma rotina de treinos para ganhos de massa muscular, mostraremos como montar uma dieta hipercalórica.

Lembrem -se todas as quartas artigos novos, se inscrevam no nosso canal no you tube,estamos sempre postando vídeos  atualizados todas terças e sextas a partir das 18hs,curta nossa fan page no facebook, siga-nos nas redes sociais no twitter e no instagram, abraço.
logo novo

Sobre o autor | Website

Praticante assíduo de Musculação, exímio especialista de técnicas de treinos, nutrição e emagrecimento.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!