PROTEÍNA ANIMAL OU PROTEÍNA VEGETAL?

Proteína Animal ou Proteína Vegetal, qual delas é mais eficiente e nos proporciona melhores resultados.

PROTEÍNA ANIMAL OU  PROTEÍNA VEGETAL?

Proteína Animal ou  Proteína Vegetal, qual a melhor?
Muitas dúvidas ainda pairam quando o assunto se refere esses tipos de proteínas,
afinal qual delas é melhor, qual é mais eficiente enfim há diferentes opiniões.

Vamos conhecer esses 2 tipos de proteínas,
e chegar a conclusão de qual a melhor a proteína animal ou proteína vegetal,
detalhando suas qualidades e possíveis carências em determinadas circunstâncias.

O Que São Proteínas?

Trata-se de macromoléculas complexas compostas por centenas ou milhares
de unidades nomeados de aminoácidos.
Existem 20 tipos diferentes de aminoácidos, dos quais se combinam e se unem, formando uma proteína.
Os aminoácidos são divididos em 2 classes que são, os essenciais e os não essenciais.proteína animal ou proteína vegetal

Aminoácidos Essenciais: esses 9 aminoácidos o nosso corpo não pode produzir, portanto,
precisamos retira-los mediante a nossa alimentação.
São eles:  Isoleucina,Leucina, Lisina, Metionina, Fenilalalina, Treonina, Triptofano, Valina e a Histidina
que é essencial apenas para crianças.

Aminoácidos Não Essenciais:esses tipos de aminoácidos são sintetizados pelo nosso organismo
ou seja nosso corpo produz, mas dentro dessa classe de não essenciais, existem 8 aminoácidos que quando
estamos doentes ou sob um forte estresse,
nosso corpo não consegue produzir níveis suficientes, tornando – se  necessário
retira-los da alimentação ou da própria suplementação.

Apesar de serem aminoácidos não essenciais, eles também são conhecidos por condicionais,
são eles: arginina, glutamina, tirosina, cisteína, glicina, prolina, serina e ornitina.

Os 3 restantes, só se enquadram na lista de não essenciais: alanina, asparagina e aspartato.

Portanto são esses aminoácidos que formam as proteínas, lembrando  que cerca de 20% do nosso corpo é
constituído de proteínas, devido o corpo não armazenar proteínas,
torna-se necessário extrair a quantidade suficiente para manter
as funções básicas do nosso organismo, através da alimentação e suplementação.

Quais as Funções Das Proteínas?

Na realidade as proteínas estão presentes basicamente em quase todas as funções do nosso corpo, vou destacar algumas atividades exercidas,
que são primordiais para o bom funcionamento do organismo.proteína animal ou proteína vegetal

  • Atua nos movimentos: A Mioglobina (  Proteína dos Músculos ) é responsável pela nossa capacidade de mover-se.
  • Transporte de oxigênio: A Hemoglobina uma proteína encontrada  no sangue, executa o transporte de oxigênio para as células.
  • Enzimas: Todas as enzimas são proteínas, existem milhares, facilitam todas as reações químicas que se evidenciam em nosso corpo.
  • Reparo das células: As proteínas conhecidas como de choque térmico, ajudam na reconstrução celular, ocasionada após um período de estresse.
  • Encadernação e transporte de nutrientes:A Ceruloplasmina, Metalotioneína, Transferrina dentre outras, ligam-se aos minerais, fazendo o transporte e distribuindo pelo corpo.
  • Estrutura corporal: As proteínas são essenciais para estrutura corporal, um exemplo é o próprio osso do qual é composto por uma matriz proteica que se enche de cálcio e outros minerais. Outras proteínas estruturais são, o Colágeno, Cartilagem, Elastina e Queratina que agem na formação da pele e outras estruturas.
  • Informação genética: Proteínas como ARN ( Ácido Ribonucleico ) e ADN ( Ácido Desoxirribonucleico ) nos núcleos celulares respondem pelo código genético.
  • Conversão de combustível para o corpo:As proteínas podem converter-se em açúcar ou gordura para dar um suporte como combustível para o corpo, isto não é o ideal, mas ocorre com algumas pessoas.
    Lembrando, que raramente as proteínas são encontradas de forma isolada ,
    na sua grande maioria, possuem uma vasta variedades de nutrientes.
    Vamos conhecer de forma detalhada qual a melhor, proteína animal ou proteína vegetal.

    Proteinas Animais

    As proteínas de origens animais são consideradas completas, são conhecidas assim pois contém todos os aminoácidos necessários que nosso corpo precisa para construção de proteínas.

    proteína animal ou proteína vegetal

    São extraídas através do consumo de fontes de origens animais, como:frango,peixes,carnes vermelhas,ovos,perú,leite, carne de porco entre outras.

    É óbvio que citei acima somente as fontes naturais, mas existem proteínas de origens animais como suplementos ,
    tais como o whey protein do qual a proteína é extraída através do soro do leite, existem suplementação do qual a proteína é
    extraída da carne, assim como a albumina do qual se extrai a proteína através da clara do ovo enfim entre outras que existem no mercado.

    Alguns dos nutrientes encontrados nas proteinas de origens animais são:

    Vitamina B 12: encontrada em peixes, carnes, aves, laticínios.
    Vitamina D: encontrada: peixes oleosos,ovos e laticínios.
    DHA: elemento essencial de ômega 3 encontrado em peixes gordos, importante para o cérebro.
    Zinco: encontrada nas carnes bovinas, carnes de porco e cordeiro.

    Enfim citamos  apenas alguns nutrientes encontrados nas proteínas animais.

    Benefícios Da Proteína Animal

    Um dos benefícios preponderantes, proporcionado pela proteína animal é o fator que se trata de uma proteína completa, não necessitando consumir várias fontes para obter os aminoácidos necessários.proteína animal ou proteína vegetal
    Também é rica em vários nutrientes, que não são encontrados nas proteínas vegetais.

    Malefícios Da Proteína Animal

    Existem alguns fatores que são considerados ruins, propiciados por certos tipos de proteínas animais, são eles:

    Alto percentual de colesterol e gorduras, principalmente gorduras saturadas que podem acarretar em doenças cardiovasculares.

    Mas vai uma ressalva, as proteínas ricas tanto em colesterol como gorduras saturadas são as carnes vermelhas, carne de porco, leite, queijos.

    Isso não quer dizer que sejam desprezíveis, apenas tem que haver um consumo moderado, elas geralmente são inclusas em dietas,
    mas seu consumo é feito em algumas refeições na semana,  não de forma frequente, o mal causado é quando utilizada de forma excessiva,
    por isso a importância de um nutricionista é fundamental nesse contexto.

    Proteínas Vegetais

    São proteínas provenientes de fontes de origens vegetais, como:

    Soja, Frutos Secos,Feijão,Quinoa,Ervilha,Grão De Bico,Quia,Amaranto entre outras.
    Existem no mercado suplementos a base de proteínas vegetais, o soy proteín
    é um deles é produzido usando como fonte a soja,
    outro é o rice protein do qual se extrai a proteína através do arroz, também tem o PEA proteín do qual é
    extraída a proteína da ervilha entre outros que existem no mercado.

    proteína animal ou proteína vegetal

    Assim como as proteínas animais contém certos tipos de nutrientes que são escassos ou nem existem em alguns tipos de  proteínas vegetais,
    o mesmo acontece
    quando se diz a nutrientes existentes nas proteínas vegetais, também são conhecidas como proteínas incompletas,
    devido muitos alimentos  conter baixas  quantidades  de  aminoácidos necessários para a formação de proteínas.

    Esses que citarei abaixo são encontrados em grandes percentuais nas proteínas vegetais porém
    são pobres ou nem existem nas proteínas animais.

    Hidrato De Carbono e Fibras: encontrado em ervilhas,quinoa,soja,aveia.
    Ferro: boas fontes são, couve, legumes, grãos integrais, frutas secas, nozes e sementes.
    Cálcio: boas fontes são os vegetais folhosos de cor verde escura,legumes,amêndoas, figos,leite de soja entre outros.

    Benefícios Da Proteína Vegetal

    Há alguns fatores que são preponderantes a favor do consumo de proteínas de origens vegetais, entre eles estão os baixos índices de gorduras ruins, são livres de colesterol e podem ajudar na regulação da pressão arterial dessa forma o seu consumo contribui para saúde cardiovascular.

    proteína animal ou proteína vegetal

    Ressaltando também que são ricas em vários nutrientes e certos tipos contém uma concentração expressiva de aminoácidos essenciais.

    Malefícios Da Proteína Vegetal

    Um dos fatores que pesa contra a proteína vegetal é o fato dessa proteína ser conhecida como incompleta como citei acima.
    É assim chamada devido a carência de certos tipos de aminoácidos formadores de proteínas.
    Mas vai uma ressalva,isto não desqualifica os seus pontos positivos, que são vários por sinal.

     PROTEÍNA ANIMAL OU PROTEÍNA VEGETAL, QUAL A MELHOR?

     

    Mediante ao que foi exposto no artigo se você não for vegano e nem vegetariano, recomendo(Dica)
    o uso dos 2 tipos ou seja utilizar em conjunto, tanto a proteína animal como a proteína vegetal.

    Pois mesmo que você use a proteína de origem animal como primeira fonte por ser completa,
    pode se e deve usar as proteínas vegetais mesmo
    que não sendo como fonte primária você usufruirá dos benefícios dos seus nutrientes pois são ricas em
    grandes variedades, exemplos,carboidratos, fibras, vitaminas e sais minerais.

    Mas o que mencionei acima foi apenas uma dica, se querer optar pelo uso de proteínas vegetais mesmo não sendo vegetariano ou vegano,
    pode se conseguir resultados satisfatórios, bastando unir as quantidades ideais de aminoácidos ou seja um alimento que tenha um percentual baixo de
    aminoácidos une a outro que tenha um percentual maior, essa união fará com que se torne uma proteína completa.proteína animal ou proteína vegetal

    Ou seja, são extremamente necessários para o bom funcionamento do organismo e consequentemente para construção muscular.
    E para concluir se você for vegano ou vegetariano,aja da mesma forma citado acima, faça as junções de alimentos para conseguir fazer a proteína ficar completa, apesar dos ganhos de vegetarianos e veganos virem de forma mais lenta, tenha certeza que virão.

    Dica Final

    Uma dica que se torna essencial para que se consiga unir as quantidades específicas de proteínas, sejam de origens animais ou vegetais
    é o acompanhamento de um nutricionista, pois tanto a proteína animal ou proteína vegetal
    exercem papéis importantíssimos para nosso organismo.

    Esse profissional irá elaborar uma dieta equilibrada incluindo os macros e micronutrientes necessários
    e nas proporções devidas, isso acarretará aceleração nos seus ganhos, bem como benefícios a sua saúde.
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Sobre o autor | Website

Praticante assíduo de Musculação, exímio especialista de técnicas de treinos, nutrição e emagrecimento.

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