Ganho De Massa Muscular Suplementação Marcos Silva

Saiba Tudo Sobre Creatina.

A creatina é um dos suplementos mais eficientes no processo de aceleração de ganhos de massa muscular, conheça seus benefícios e modo de consumir, para tirar o melhor proveito do que ela pode proporcionar.

Saiba Tudo Sobre Creatina.

A creatina no brasil somente foi liberada em 2010, anteriormente usava se apenas como medicamento ou clandestinamente na forma de suplemento ou seja de forma ilegal já que não tinha liberação da ANVISA, isso porque estudos não comprovavam sua eficiência e alguns apontavam malefícios á saúde.creatina

Após vários debates e estudos mais aprofundados, seguidos de pesquisas, onde não constatou riscos a saúde, houve sua liberação para ser comercializada o que causou uma grande satisfação para os praticantes de musculação.

Mas Afinal, O Que é Creatina?

Trata-se de uma substância cristalina composta por três aminoácidos, glicina, metionina e arginina, a creatina é sintetizada de forma natural pelo nosso corpo ou seja nosso organismo produz creatina e sua sintetização acontece nos pâncreas e no fígado.

A alimentos que contém creatina como, peixes, carnes vermelhas mas se torna inviável extrair a quantidade necessária somente da alimentação pois em 1kg de carne vermelha se extrai apenas 5gramas de creatina, o que convenhamos, somente certos fisiculturistas conseguem consumir tamanha quantidade de carne, nesse momento a suplementação assume papel importantíssimo, suprindo as carências que seu organismo precisa para cobrir as necessidades fisiológicas da prática da musculação.

Muitos me perguntam, mas se o corpo produz qual o motivo de consumi-la?
Simples, a produção que nosso corpo fornece são para manter as funções básicas do nosso organismo, quando somos submetidos a exercícios de contração muscular cresce o consumo de energia, nesse instante seu uso se torna extremamente importante pois recompõe as energias gastas pela ATP, propiciando melhor desempenho nos treinos.  

Qual a função da creatinacreatina

Resumindo de forma simples a creatina age como um reservatório de energia.
Nós obtemos energia para realização de atividades físicas e gastos diários através do chamado ATP ( trifosfato de adenosina) ele que fornece as energias essênciais para nosso corpo, após fazermos uso dessa energia o ATP necessita de reposição do que foi consumida, para que possamos usa-la novamente evitando seu esgotamento.
A creatina ajuda na ressintese do ATP ou seja repõe oque foi gasto, agindo como uma espécie de reservatório.

Benefícios Que Nos Proporciona

Essas reservas energéticas trazem grandes resultados para praticantes de atividades físicas e muitos benefícios, veja abaixo:

  • creatinaAumento de força, você sentirá uma diferença de força em aproximadamente 8 dias após o inicío de seu uso, onde a creatina já estára  saturada e começa a mostrar seus efeitos.
    Lembrando que esses dias citados não são uma regra, ás vezes seus efeitos respondem mais rápido, outras vezes atrasam um pouco mais para aparecer pois cada organismo assimila de uma forma a absorção dessa substância e somos individuais, cada um tem sua genética e organismos diferentes.
  • Melhor desempenho aeróbico, ajuda nas atividades aeróbicas retardando a fádiga, propiciando melhor rendimento.
  • Aumento de massa muscular, ajuda nos ganhos de massa muscular pois melhora as performances nos treinos, isso faz com que um maior número de  fibras musculares sejam recrutadas, ajudando no processo de hipertrofia, independente se os treinos são para iniciantes, intermediários ou se são treinos de técnicas avançadas.
  • Ajuda na perda de peso, por ser um suplemento que aumenta a massa muscular, também age na perda de gordura pois quanto mais massa muscular você tiver, seu metabolismo será mais acelerado isso significa que queimará maior percentual de gorduras em tempo menor.
    Como Tomar

    Muitos defendiam há algum tempo atrás que deveria fazer a chamada saturação, onde você consumia 20g de creatina ao dia, dividia-se em 4 vezes, tomando 5 gramas cada vez, isso se repetia por 7 dias, terminado esse ciclo continuava fazendo uso apenas das 5 gramas.
    Mas após vários estudos, ficou comprovado que não é viável fazer esse ciclo tanto a respeito de resultados como de custo benefício, consumindo de 3 a 5 gramas ao dia trazem os mesmos efeitos de quem fazia a saturação.

    Pode consumi-la pós treino acompanhada de carboidrato simples como malto ou dextrose, isso eleva o pico de insulina e faz com que a creatina chegue mais rápido na corrente sanguinea fazendo com que o organismo absorva os nutrientes de forma mais rápida e proveitosa.
    Lembrando que a creatina trata-se de um suplemento de efeitos acumulativos e não imediatos, sendo assim você só sentirá seus efeitos após alguns dias de uso, onde as células musculares já estarão saturadas ou seja carregadas de energia e gerando seus benefícios.

    Mitos sobre a creatina

    Por se tratar de um suplemento” polêmico”, a creatina é rodeada por vários mitos, vejam:

    Creatina causa problemas renais: como frisei no início do post esse suplemento foi submetido á vários estudos aprofundados, em nenhum laudo mostrou que a creatina causa malefícios aos rins de pessoas saudáveis, descobriu se que apenas pessoas que já tenham uma predisposição renal não consuma pois poderá agravar seu quadro clínico.

    Creatina engorda: esse é outro mito sobre creatina mas podem usar tranquilos pois ela não engorda, na realidade a creatina hidrata nossas celulas musculares levando água,  isso faz com que o metabolismo mantenha acelerado, as vezes essa retenção liquida dá a sensação de um aspecto inchado mas não é gordura pois essa água fica dentro das células.

    Creatina é anabolizante: esse mito ainda prevalece para algumas pessoas, devido o que houve ou seja sua proibição, muitos acham que se trata de um  esteróide anabolizante, mas não é nada disso apesar de ser considerada uma substância ergogênica ou seja  melhora o desempenho e a recuperação muscular o seu uso não é considerado doping isso isenta a creatina de qualquer suspeita de ser  anabolizante. 

    Observações finais

    creatinaComo viram o consumo de creatina é recomendado para praticantes de atividades físicas e seu uso é extremamente seguro pois não causa problemas de saúde.
    Recomenda-se que ingira no mínimo 4 litros de água por dia para precaver de qualquer anomalia.

    Deve se consumir um pote e dar uma pausa entre 1 a 2 meses pois isso evitará que o corpo pare de produzir a creatina naturalmente, se usado constantemente pode acarretar que essa produção cesse porque nosso corpo sente que não precisa produzir pois já tem o suficiente, isso ocasionaria em uma dependência de suplementação para sanar as carências necessárias.
    Passado essa pausa pode voltar a consumir tranquilamente.

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Sobre o autor | Website

Praticante assíduo de Musculação, exímio especialista de técnicas de treinos, nutrição e emagrecimento.

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