Testosterona, O Hormônio Que Ajuda Na Contrução Muscular

Conheça de forma detalhada e objetiva,tudo sobre esse hormônio que é fundamental, no processo de ganhos de massa muscular.

Testosterona, O Hormônio Que Ajuda Na Contrução Muscular

Olá pessoal, para conseguir ganhar massa muscular precisamos estar atentos a vários fatores, entre eles temos que observar como nosso corpo esta reagindo ou seja se está evoluindo ou não.
Há casos onde estamos seguindo todo o protocolo, a dieta está correta, os treinos estão intensos e curtos, o descanso está perfeito mas não há ganhos, está estagnado.

A explicação para  estagnação nos ganhos de massa muscular não existe uma resposta concreta, pode vir de certas situações como overtraining,pode ser devido o corpo ter se adaptado a rotina de treinos enfim não é somente algo único, nesse contexto também se encontra os baixos níveis de testosterona que  podem ocasionar essa inércia, hoje vamos conhecer  esse hormônio essencial para ganhar músculos e o que possa estar causando esse retardo ligado a testosterona.

Que é Testosterona
Progesterone-3D-vdW

A testosterona, trata-se de um hormônio produzido de forma natural pelo nosso corpo, tanto em homens como em mulheres.
Nos homens 95% da testosterona é produzida nos testículos recebendo estímulos da hipófise que situa no cérebro, sendo que nas mulheres ela é produzida no ovário.

Os homens produzem de 10 à 15 vezes mais testosterona do que a mulher, daí se explica porque as mulheres tem mais dificuldades em ganhar massa muscular pois a testosterona é um hormônio que entre uma de suas funções, se engloba os ganhos musculares.

Deixando mais claro, o organismo masculino produz em média 7 mg de testosterona ao dia sendo que os níveis sanguíneos variam entre 300 e 1000 ng / dl.
Já as mulheres produzem em média cerca de 1/15 a menos que os homens, os níveis sanguineos vão de 25 a 90 ng/dl resumindo, as mulheres produzem quantidades bem baixas, sendo suficientes apenas para manter as funções básicas para o organismo.

Funções da testosterona

Muitas pessoas aliam a testosterona como sendo somente um hormônio sexual, mas suas funções estão além disso.
download-1

  • Ajuda no aumento de massa muscular
  • Reduz a fadiga
  • Combate o processo degenerativo das articulações
  • Propicia o reforço dos músculos cardíacos
  • Atua no reforço do sistema imunológico
  • Melhora na libido e desempenho sexual
  •  Ajuda na perda de peso    

Portanto  citamos apenas algumas funcões da testosterona, sendo que ela abrange um patamar maior em benefícios para nosso organismo.

O Que Causa a Baixa Dos Níveis De Testosterona

Varios fatores podem estar ligados a redução de testosterona, vejam:

idoso-musculacao-620x270-800x500_cIdade; estudos constataram que a partir dos 30 anos começa um declínio nos níveis de testosterona, sendo que dos 40 aos 70 anos a queda é de 0,8 ao ano.

  • Genética; influencia diretamente nos níveis de testosterona pois alguns perdem esse hormônio de forma mais lenta, outros já perdem de forma mais rápida.
  • Alimentação; existem certos alimentos que reduzem os níveis de testosterona, em contrapartida há alimentos que aumentam os níveis hormonais de testosterona.
  • Estilo de vida; a forma como se vive influencia nos níveis hormonais pois uma vida agitada, estressante e com vícios, causa o declínio de testosterona.
Sintomas causados pelos baixos níveis de testosterona
1
  • Problemas de memória
  • Redução da fertilidade
  • Perda de massa óssea, aumentando os riscos de fraturas
  • Sinais de depressão
  • Diminuição desejo sexual
  • Redução dos pêlos
  • Cansaço excessivo
  • Redução força muscular

Esses são alguns sintomas que sinalizam que possa estar havendo um déficit de testosterona.

Que fazer para manter os niveis de testosterona alto

Infelizmente não a como evitar que os níveis de testosterona reduza pois como vimos, com o decorrer da idade isso irá acontecer, mas temos como mantê-lo em níveis razoáveis, onde conseguimos usufruir dos seus benefícios:

  • Praticar exercícios físicos; a prática de qualquer atividade física, irá influenciar de forma benéfica para manter os níveis de testosterona estáveis, mas a musculação é o esporte que mais contribui para esse aumentos a prática desse esporte em nível moderado, faz com que ocorra mais estímulos de receptores de testosterona, onde se encontra em maior número no coração, esses estímulos faz com que aja melhor distribuição de hormônio pelo organismo, causando maior benefício para o corpo.
    Ressaltando, outros exercícios apesar de aumentarem os níveis hormonais, não proporcionam a mesma eficácia da musculação, a prática tem que ser moderada, se for excessiva, ao invés de propiciar aumentos nos níveis, ocorre o oposto, causando a redução devido ao aparecimento do cortisol, que é um hormônio catabólico, portanto fique atento a isto.
    homem-fazendo-exercicio-divulgacao
  • Consumir certos tipos de alimentos; fazer uso de certos tipos de alimentos ajudará a manter a testosterona em escala normais, vou citar alguns, se querer se aprofundar nesse tema, vejam o artigo, alimentos que elevam a testosterona, bom, voltando ao assunto, alguns alimentos indicados são, ovo, banana,aspargo,mel.
    Esses são alguns alimentos que ajudam a elevar a testosterona em contrapartida existem alimentos que ajudam a diminuir a testosterona, como citei alguns que são pró, citarei alguns contras, portanto evite soja, fast food, semente de linhaça esses alimentos você deve evitar pois eles agem diretamente na redução de testosterona.
  • Melhora na qualidade de vida; optando por um estilo de vida saudável como não ingerir bebidas alcoólicas, não fumar, dormir ao menos 8 horas por dia, evite o estresse, tenha certeza que agindo dessa forma você conseguirá manter os níveis hormonais em padrões satisfatórios e benéficos.
  • Suplementos Nutricionais; existem hoje no mercado ótímos suplementos que ajudam a elevar a testosterona, eles são compostos por zinco e magnésio e atuam de forma natural em nosso organismo regularizando as deficiências hormonais, podem consumir com segurança pois são produtos naturais não tendo nada a ver com esteróides.
Reposição hormonal

medico-1Quando comprovado a deficiência do hormônio e existem os sintomas relatados, a reposição oferece bons resultados, lembrando que para efetuar essa reposição tem que haver uma avaliação médica pois esse profissional vai detectar se existe carência de testosterona em seu corpo, através de exames, e chegará a índices de hormônios que tem de ser reposto para que seu organismo funcione de forma natural.

Dicas finais

Há pessoas que mesmo com níveis de testosterona normais, fazem uso de um valor maior, propiciando o aumento da síntese próteíca é óbvio que agindo dessa forma seus ganhos são enormes, mais ai já entra na questão do seu uso como anabolizante.

Não tenho nada contra quem faz uso de esteróides mas vai uma dica, pense bem, se você não é nenhum fisiculturista será que vale a pena pôr a vaidade acima da saúde, os riscos existem e se você usar hoje, amanhã seu corpo irá ti cobrar, tenha certeza disso.

Todas as quartas artigos novos e atualizados, se inscrevam no nosso canal no you tube, curta nossa fan page, siga-nos nas redes sociais, abraço.

 

Sobre o autor | Website

Praticante assíduo de Musculação, exímio especialista de técnicas de treinos, nutrição e emagrecimento.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!